Jesse Livermore o maior icone de Wall Street

Considerado por muitos o melhor especulador da sua época ou mesmo de todos os tempos, embora não tenha sido a primeira celebridade do mundo da especulação, foi o mais famoso de seu tempo.

Quem foi Jesse Livermore ?

Jesse Livermore é o maior ícone da história de Wall Street. Saiu de casa aos 14 anos, com 5 dólares no bolso, e foi trabalhar numa corretora. Graças a seu notável talento natural, em pouco tempo se tornou um dos investidores mais bem sucedidos da história
Em 1929 já tinha mais de U$ 100 Milhões de Dólares, o que o colocava entre os 10 mais ricos dos EUA. Esse valor, seria o equivalente a mais de 50 Bilhões em valores de hoje.
Pra ter uma ideia, com esse valor seria possível comprar aqui no Brasil, mais de 8.000 Ferraris 458 Modena ou quase 139 mil automóveis Gol 0km.
 
Muitos vão tentar convencê-lo de que a forma mais inteligente de investir é operar “freneticamente” comprando e vendendo ações a cada dia, minuto ou até segundo se for possível.

Estratégias de Jesse Livermore

No início de sua carreira, Livermore atuava principalmente com operações curtas de compra e venda, sem olhar para o valor intrínseco das ações. Quando migrou das bucketshops para as grandes corretoras de Wall Street, faliu pela primeira vez e percebeu que este método não era o mais apropriado. 
Depois disso, ainda insistiu no método e, antes de completar 20 anos de idade, chegou a falir 4 vezes, até finalmente decidir que seria necessário reformular sua estratégia. Inicialmente ele realizava o que hoje se conhece como “scalping”, e depois que encontrou um método apropriado para Wall Street passou a operar em tendência. 
Foi a partir daí que sua fortuna realmente cresceu até torná-lo um dos homens mais ricos do mundo. Há vários livros nos quais se descreve (ou se tenta descrever), com diferentes níveis de detalhes, como era sua estratégia. 
Ele basicamente tentava identificar pontos de reversão, e a partir daí entrava e seguia o mercado até chegar no ponto oposto em que o mercado mudava novamente de direção.
 
Tanto durante um momento descendente como ascedente do mercado, Livermore sempre operava, vendendo ou comprando. Livermore apenas seguia o preço e movia-se com ele para o lado que oferece menos resistência.

Livro que conta a história de Jesse Livermore

Reminiscences of a Stock Operator, é um livro que conta a trajetória de Livermore no mercado financeiro. Através de um texto de fácil leitura, oferece ao leitor uma rápida visita à mente de um dos grandes traders de todos os tempos. É possível aprender junto com Livermore enquanto ele ganhava e perdia milhões no mercado de ações americano

O que fazer para investir como Jesse Livermore?

Muitos investidores (principalmente os novatos) acham que tem de estar comprando ou vendendo ações o tempo todo, com o dedinho trêmulo, loucos para clicar com o mouse de tempos em tempos.
Tudo isso gerando grandes custos de corretagem e decepções por operações mal sucedidas de curto prazo! Esse é mais um motivo para indicarmos ao investidor iniciante para começar por Fundos de Investimentos: os baixos custos!

As nove coisas surpreendentes que Jesse Livermore disse em relação à negociação excessiva:

1. “O dinheiro é feito por esperando, não negociando.” 
O princípio do mercado financeiro não é a precificação do produto em si, mas o valor atribuído à expectativa sobre a sua negociação, que gera a valorização (ou desvalorização) de um título.
2. “Leva tempo para ganhar dinheiro.”
O mercado financeiro não é para pessoas nervosas. Antecipações normalmente levam à venda (ou compra) antecipada com perda da melhor oportunidade e consequentemente, menor lucro.
3. “Não foi meu pensamento que fez fortuna para mim, foi a minha paciência.” 
É necessário entender o ritmo da bolsa. Saber interpretar as suas flutuações é fundamental. Claro que ninguém pode prever todos os movimentos com 100% de acerto, mas um bom trader não se precipita com as primeiras oscilações.
4. “Ninguém pode pegar todas as flutuações”. 
Operar a bolsa com inteligência significa estar atento às oportunidades. Mas como são milhares de operações acontecendo a todo instante, é humanamente impossível estar atento à todas elas. Foque em segmentos de mercado onde você possa estudar com calma e conhecer mais a fundo o histórico das empresas, notícias, etc.
Não fique ‘desesperado’ com uma possível oportunidade perdida à cada notícia que você ouvir dizendo: a ação X teve uma alta de 25% no último mês.
5. “O desejo de ação/negociação constante. 
Independentemente das condições serem favoráveis, é responsável pelas maiores perdas em Wall Street, mesmo entre os profissionais. Não tente levar para casa algum dinheiro todos os dias, como se fosse necessário tirar uma renda do mercado.
6. “Compre direito, aguente firme .” 
“Buy right, sit tight”. Novamente, ao ter feito o que considera uma boa compra, defina uma margem aceitável de perda e só se desfaça se essa margem for atingida. Lembre-se que não é possível ganhar sempre.
7. “Homens que sabem comprar barato e aguentar firme, são difíceis de encontrar.” 
Normalmente as pessoas compram quando ouvem notícias de que as ações estão subindo e vendem quando o comentário é de que as ações estão caindo. Mas um bom investidor sabe que não é bem assim. Há uma análise a ser feita pra poder identificar a tendência e muitas vezes, uma baixe vem acompanhada de uma alta posterior.
8. “Não tente achar o momento certo, saiba esperar o tempo certo.”  
(“Don’t give me timing, give me time.”)
Ações oscilam a todo tempo. Nem sempre um momento de baixa ou de alta é o ‘fundo do poço’ ou o ‘pico’ de valorização.
O fator tempo, aliado às notícias e expectativas do mercado farão com que haja a movimentação dos títulos e consequentemente, conforme a demanda, subirem ou caírem o seu valor.
9. “Há um tempo para todas as coisas, mas eu não sabia disso. 
E isso é precisamente o que vence tantos homens em Wall Street, mesmo os que estão muito longe de ser Otários.
 
Há o tolo simples, que faz a coisa errada em todos os momentos em todos os lugares, mas há o tolo de Wall Street, que acha que ele deve negociar o tempo todo.
E isso ai pessoal, espero que tenham gostado da resenha deste icone. Comente, curta ou compartilhe.
Fontes: Wikipedia e euqueroinvestir
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GERAÇÃO DE ATIVOS | Desenvolvido por Inovarcom ( www.inovarcom.com.br )