O poder do hábito

CONCEITO DO HÁBITO:

Pode-se caracterizar na psicologia o hábito como qualquer comportamento que repetem regularmente ou que requer pouca ou nenhuma razão naquilo que é aprendido e inato.

Alguns hábitos são manias que algumas pessoas desenvolve e por isto na maioria das vezes devemos ter cuidados com nossos hábitos para não magoar as pessoas que não tem estes hábitos que em muitas das vezes pode ser algo negativo em nossas vidas.

Pode-se usar como exemplo aquelas manias de combinação dos cadarços, comer somente com um tipo de garfo, dormir todos os dias com o mesmo lençol e secar sempre com a mesma tolha. Muitos de nossos hábitos podem ser maléficos para as pessoas que estão em nosso redor.

Os hábitos comportamentos que em muitas vezes são involuntários por um exercício de sempre fazer a mesma coisa e poderá ser substituída por uma nova ação daquilo que era um hábito.

COMO SUPER E MUDAR MAUS HÁBITOS ?

Para mudar um mau hábito, um passo precisa acontecer. Você tem de ganhar consciência que tem esse mau hábito e depois pretender mudá-lo ou eliminá-lo. 

Mas, muitas das vezes e para a grande maioria de nós esses maus hábitos são resistentes, têm vida própria, e apesar de muitos esforços nossos somos vencidos pela sua tremenda força, vivenciando o fracasso.

Os maus hábitos, como:

  • pensar recorrentemente de forma negativa;
  • fumar em excesso, 
  • mentalidade de vítima,
  • comer em excesso,
  • criticar-se negativamente,
  • consumo excessivo de álcool,
  • comportamentos desajustados,
  • sendentarismo, 
  • excesso de preocupação,

Se você já tentou de diversas formas eliminar ou substituir algum mau hábito, e ainda não conseguiu, em seguida irei apresentar algumas formas baseadas na capacidade que você possuí para liderar-se (a sua mente) e que podem comprovar-se como eficazes, quando devidamente aplicadas.

FAÇA COISAS NOVAS, TENTE ALGO NOVO

“Insanidade: Fazer a mesma coisa uma e outra vez e esperar resultados diferentes.” – Albert Einstein

NÃO CAIA NOS TRUQUES DA SUA MENTE..

Nem tudo o que pensamos é útil como orientador das nossas ações. Alguns pensamentos invadem a nossa mente sem qualquer intervenção ou decisão intencional. 

Se você se deixa enganar, não conseguindo distinguir que alguns dos seus pensamentos são “truques” do seu cérebro. São mensagens enganosas do seu cérebro no sentido de você voltar a fazer aquilo que sempre fez.

O cérebro induz a que você continue a ter os mesmos comportamentos que supostamente no passado o fizeram sentir-se bem, mesmo que esse comportamento seja prejudicial para si.

Se esse mau hábito libertou na sua corrente sanguínea algum tipo de químico que o fez sentir-se bem, aumentará a probabilidade de ter um novo impulso para repetir esse tipo de comportamento que o conduzirá ao reforço positivo que ficou registado no seu cérebro.

O PLANO DE AÇÃO

Entendendo o que está por trás de um hábito, é possível trocá-lo por outro. Se o motivo é o tédio, caminhar ou sair para um café produz o mesmo efeito. 

Quando quer socializar, dá para ir até a mesa de alguém bater um papo. Se é a fome que chega às 16h30, uma fruta ou um iogurte (e não um bombom) resolve.

1#  Faça essa checklist:

  • Identifique os hábitos a mudar ou a superar
  • Identifique as mensagens enganosas do seu cérebro (como exemplificado anteriormente)
  • Tome consciência que você não é as suas incapacidades, pensamentos e sentimentos negativos, mal-estar e angústia
  • Deliberadamente, verbalize afirmações de comando das ações que quer ou não quer fazer (como exemplificado anteriormente)
  • Siga as suas próprias indicações, focalizando a sua atenção nos processos
  • Prepare-se para o incómodo gerado pelo seu corpo ao inibir os maus hábitos
  • Siga o que quer fazer, fazendo
  • Implemente hábitos saudáveis de substituição

 

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito.”

– Aristoteles

2#  Implemente um desafio de 30 dias onde se concentra apenas num novo hábito.

3# Exercício físico. Todos nós sabemos que o exercício físico é uma peça chave para corpo e mente sã e, consequentemente, para uma vida saudável e equilibrada

4# Rotina diária. Um dos hábitos mais simples é a criação de uma rotina diária, uma rotina que fará toda a diferença na sua vida. As melhores rotinas são aquelas que utilizamos para começar ou acabar o nosso dia, quer seja na esfera pessoal ou profissional: para quando acordamos, para quando começamos a trabalhar, para terminar o dia de trabalho, para terminar a noite.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GERAÇÃO DE ATIVOS | Desenvolvido por Inovarcom ( www.inovarcom.com.br )